A atividade física na gravidez não faz mal ao bebê e é amplamente indicada pelos profissionais de saúde. Manter o corpo ativo nessa fase pode ajudar a ter uma gestação mais leve e saudável.1

Estudos indicam que a atividade física na gravidez proporciona uma melhora na saúde física da mãe e do bebê, desde que a gestante tenha a orientação profissional adequada.2 

Por isso, não é indicado apenas se matricular numa academia ou iniciar a prática de um esporte de alto rendimento sem a devida supervisão. Quando fala-se em atividade física para gestantes, uma simples caminhada, alongamento ou até tarefas de rotina são boas opções para manter o corpo ativo.1 

Aliás, não é verdade que grávidas devem fazer repouso absoluto. Não havendo risco para a saúde e respeitando-se as limitações de cada pessoa, as futuras mamães podem ser orientadas pelos seus médicos a praticar atividade física regularmente, sendo que existem exercícios mais adequados a cada período da gestação.3 

Como praticar atividade física na gravidez? 

Os profissionais médicos recomendam a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física diária. O tipo e a intensidade do exercício irão depender do condicionamento físico prévio da gestante, da fase da gravidez e da avaliação e orientação do médico.2 

Se você é sedentária, é normal se sentir exausta no começo e não é recomendado se esforçar demais. Dessa forma, não tem problema fracionar os 30 minutos em dois períodos de atividade de 15 minutos ou três de 10.3 

O importante, principalmente para mulheres sedentárias, é não deixar de praticar os exercícios durante a gravidez.2 

Natação 

A natação é uma das melhores atividades físicas na gravidez, muito por conta da correção da postura. Além disso, esse esporte é ótimo para aliviar o inchaço dos tornozelos.1 

Yoga 

A yoga é um exercício que trabalha muito o corpo e a mente. Para futuras mamães, ela alivia a dor nas costas, fortalece os músculos centrais e ajuda a relaxar.1 

Caminhada (em terreno plano) 

Essa atividade física é leve, simples e gratuita. Pode parecer que não dá resultado, mas 30 minutos diários desse exercício ajudam a tonificar os músculos. Além disso, caminhar, principalmente em parques, é ótimo para relaxar.1 

Exercícios localizados 

Durante a gravidez, é comum as mulheres sofrerem com incontinência urinária, o que não deve ser motivo de vergonha. Mas, para ajudar no quadro, existem exercícios simples, feitos para fortalecer a pélvis, chamados exercícios de Kegel, que devem ser orientados por um especialista.3 

Que cuidados tomar com a atividade física na gravidez? 

Uma dúvida frequente das futuras mamães é sobre a atividade física intensa durante a gravidez. A musculação, por exemplo, pode ser praticada, mas somente com exercícios leves, sob supervisão de um profissional qualificado. Nada de treino de hipertrofia durante a gestação.3 

Outras atividades que devem ser evitadas são: 

  • mergulho; 
  • lutas e esportes de contato (judô, boxe, futebol, entre outros); 
  • esportes com risco de queda (hipismo, ciclismo, ginástica, escalada, entre outros).3 

Além disso, outras dicas de cuidados com exercícios físicos na gravidez são: 

  • não se esforce além da sua capacidade; 
  • não pratique exercícios sob temperaturas altas; 
  • não pratique atividades em altitudes acima de 2.500 metros.3 

A atividade física na gravidez é um dos hábitos saudáveis para promover a saúde da mulher, que ainda inclui exames médicos e alimentação. 

A atividade física na gravidez precisa combinar segurança e bem-estar.

Para te ajudar nessa tarefa, consulte um médico e veja quais exercícios para gestantes combinam com o seu perfil. 

Referências

1. Web MD. Pregnancy Fitness: Your Best Moves Before Baby Arrives. Disponível em: <https://www.webmd.com/baby/ss/slideshow-pregnancy-fitness-moves>. Acesso em: 4 de março de 2022. 
2. Centers of Disease Control and Prevention (CDC). Healthy Pregnant or Postpartum Women. Disponível em: <https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/pregnancy/index.htm#:~:text=Pregnant%20or%20 postpartum%20women%20 should,this%20activity%20throughout%20the%20week>. Acesso em: 4 de março de 2022. 
3. NHS UK. Exercise in pregnancy. Disponível em: <https://www.nhs.uk/pregnancy/keeping-well/exercise/>. Acesso em: 4 de março de 2022. 

M-N/A-BR-03-22-0028 – APROVADO EM ABR/22 – DESTINADO AO PÚBLICO EM GERAL